domingo, 1 de dezembro de 2013

Pia-cobra - Geothlypis aequinoctialis (Gmelin, 1789)


Pia-cobra

O pia-cobra é uma ave passeriforme da família Parulidae. Também conhecido popularmente como canário-sapé, vira-folhas, caga-sebo, curió-do-brejo (Minas Gerais) e pia-cobra-do-sul.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) geö = terra, chão; e de thlupis = pequeno pássaro desconhecido, em ornitologia thlypis significa tanto rouxinol como tentilhão; e do (latim) aequinoctialis, aequinoctium = equinocial, equinócio. ⇒ (Ave) equinocial, pequeno rouxinol do chão. “Figuier olive de Caiena” de d'Aubenton (1765-1781) (Geothlypis).

Características

O macho possui o alto da cabeça cinza com uma máscara preta na região dos olhos, a fêmea tem as cores mais discretas e não possui a máscara preta. O pia-cobra possui aproximadamente 13,5 centímetros de comprimento e pesa 12 gramas.

Subespécies

Possui cinco subespécies reconhecidas:

  • Geothlypis aequinoctialis aequinoctialis (J. F. Gmelin, 1789) : Nordeste da Colômbia, Venezuela, Guianas, Suriname, norte do Brasil e Trinidad;
  • Geothlypis aequinoctialis chiriquensis (Salvin, 1872) : Costa Rica e região adjacente do sudoeste do Panamá;
  • Geothlypis aequinoctialis auricularis (Salvin, 1883) : Oeste do Equador (Pacífico) e oeste do Peru (sul de Ica);
  • Geothlypis aequinoctialis peruviana (Taczanowski, 1884) : Norte do Peru (Marañon Vale superior de Cajamarca e La Libertad);
  • Geothlypis aequinoctialis velata (Vieillot, 1809) : Sudeste do Peru, Bolívia, centro-sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e nordeste da Argentina.

Alimentação

Alimenta-se de insetos, principalmente lagartas.

Reprodução

ninho é uma tigela funda, aberta, bem feita com folhas feitas de junco externamente e raízes finas na parte interna. Os 3 ovos são brancos com poucas manchas violetas e muitos pontos vermelho-escuros reunidos em coroa num dos polos.

Hábitos

Vive em brejos com arbustos, buritizais, restingas e matas de galeria. Esconde-se em moitas de vegetação, sendo observado apenas quando voa.

Distribuição Geográfica

Presente no Brasil em duas regiões separadas: 1) tanto ao norte do rio Amazonas, do rio Negro para leste até o Amapá, quanto ao sul, do baixo rio Madeira para leste até o Maranhão; 2) do sul do Piauí e Bahia para oeste até o Mato Grosso e em direção sul até o Rio Grande do Sul. Encontrado também da Costa Rica e Panamá à quase totalidade dos países da América do Sul, com exceção do Chile.

Fonte: pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário