quinta-feira, 8 de maio de 2014

Caneleiro-preto - Pachyramphus polychopterus (Vieillot, 1818)



Caneleiro-preto

O caneleiro-preto é uma ave passeriforme da família Tityridae. Também conhecido como araponguinha, bico-grosso-de-asas-brancas, caneleirinho e caneleirinho-preto.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) pakhus = grosso, robusto; e rhamphos = bico; e de polukhroos = variegado, matizado, pintalgado; e _pteros, pteron = asa; polychopterus = com asa pintalgada. ⇒ (Ave) com bico robusto e asa pintalgada.

Características

Mede entre 14 e 15,5 centímetros de comprimento e pesa entre 19,5 e 21 gramas.
O macho é delgado e de bico largo. A fêmea é verde-olivácea, com bordas na asa e na cauda, de cor ferrugínea e partes inferiores amareladas.
Manifestações sonoras: sua voz desperta muita atenção, forte e sonoro “djöit djöt-djöt-djöt…”. A fêmea tem um canto semelhante ao do macho, mas com volume mais baixo.

Subespécies

Possui oito subespécies reconhecidas:

  • Pachyramphus polychopterus polychopterus (Vieillot, 1818) - ocorre no nordeste do Brasil, dos estados do Piauí e Ceará até os estados de Alagoas e Bahia.
  • Pachyramphus polychopterus similis (Cherrie, 1891) - ocorre na costa caribenha da Guatemala até o extremo norte da Colômbia, na região de Chocó.
  • Pachyramphus polychopterus cinereiventris (P. L. Sclater, 1862) - ocorre no norte da Colômbia.
  • Pachyramphus polychopterus dorsalis (P. L. Sclater, 1862) - ocorre na região tropical e subtropical do sudoeste da Colômbia e noroeste do Equador.
  • Pachyramphus polychopterus spixii (Swainson, 1838) - ocorre do sudeste e sul do Brasil até o Paraguai, Uruguai, leste da Bolívia e norte da Argentina.
  • Pachyramphus polychopterus nigriventris (P. L. Sclater, 1857) - ocorre na região tropical do sudeste da Colômbia, da região de Meta até o sul da Venezuela, norte da Bolívia e no oeste do Brasil, em ambas as margens do Rio Amazonas.
  • Pachyramphus polychopterus tenebrosus (Zimmer, 1936) - ocorre na região tropical do sudeste da Colômbia, da região de Caquetá até o leste do Equador e nordeste do Peru.
  • Pachyramphus polychopterus tristis (Kaup, 1852) - ocorre do nordeste da Colômbia até as Guianas e no nordeste da Amazônia brasileira, do estado de Roraima até o estado do Maranhão e sudeste do estado do Pará; também ocorre nas Ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe.

(IOC World Bird List 2018).

Alimentação

Come imagos e larvas de insetos complementando a alimentação vegetal, sobretudo quando esta escasseia, por exemplo, durante as chuvas.

Reprodução

Constrói ninhos no alto de árvores isoladas, na forma de uma grande bola de musgo e outros materiais macios, com entrada lateral protegida e câmara incubatória pequena na parte superior.


Hábitos

Habita a orla da mata. Regularmente segue bandos mistos de pássaros. Pousa geralmente ereto. É brigão.

Distribuição Geográfica

Ocorre da América Central e das Guianas à Bolívia, Argentina e Uruguai, e em todo o Brasil.

Fonte: caneleiro-preto (Pachyramphus polychopterus) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário