sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Araçari-poca - Selenidera maculirostris (Lichtenstein, 1823)

                      

O araçari-poca é ave piciforme da família Ramphastidae.

Conhecido também como araçari-do-bico-pintalgado, araçari-boi, araçari-tirador-de-leite (Minas Gerais), saripoca-de-bico-riscado, araçaripoca-de-bico-riscado e sari-poca.
Gente que frequenta ou mora na mata costuma dizer que, quando os araçaris estão vocalizando, é sinal de que o tempo vai virar.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) selënë = lua; e dera = pescoço, colar; e do (latim) macula = mancha, manchado; e rostris, rostrum = bico.⇒ Ave da lua com colar e bico manchado.

Características

Mede cerca de 33 cm de comprimento e pesa por volta de 170 g. O macho apresenta cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea. Tem de três a cinco riscos transversais no bico, que variam de formato de indivíduo para indivíduo. Tem um tufo de penas pós-oculares de cor amarelo-ouro. Possui uma grande mancha escura na íris, anterior e posterior à pupila, comum ao gênero Selenidera.

Vocalização:Esta ave vocaliza ao alvorecer ou durante a madrugada. Produz uma série de coaxos baixos e guturais, bastante típicos da espécie> “gra” ou “ap”, também “o-gô…o-gô…o-gô”. Quando briga emite um “gueee”. Durante o canto, movimenta a cabeça para cima e para baixo. Às vezes emite um chamado agudo: “grrrée”.

Subespécies

Eram consideradas as subespécies Selenidera maculirostris hellmayri (NE do Brasil) e S. m. maculirostris (S do Brasil, NE da Argentina e L do Paraguai), porém hoje em dia a classificação é monotípica.

Alimentação

Alimenta-se principalmente de frutos, como os da embaúba, coquinhos de palmeiras, goiaba e figo. Cospe os caroços, sendo importante agente dispersor de sementes pelas florestas, ajudando na recuperação de áreas alteradas. Come também brotos e insetos. Alimenta-se também de filhotes de outras aves.


 

Reprodução

A maioria das informações que se tem sobre a biologia reprodutiva dessa espécie vem de observações de cativeiro. Segundo a literatura, a estação reprodutiva ocorre nos meses de dezembro a junho na parte norte de sua distribuição e de outubro a janeiro na parte sul. Durante a corte, o macho regurgita sementes para a fêmea. Faz ninho em cavidades de árvores, deixadas por pica-paus, pondo de 2 a 4 ovos brancos. A incubação dura 16 dias e é feita tanto pelo macho quanto pela fêmea.


Hábitos

Espécie florestal, típica de Mata Atlântica, de montanhas e encostas. Vive nas matas de galeria secundária e matas mesófilas residuais de grande porte. Habita estratos de copa, médio e baixo, de florestas úmidas, em seu interior e nas bordas. Pode viver em pares, em pequenos grupos de 4 a 8 indivíduos, ou até mesmo ser solitário. Realiza migrações regionais seguindo o período de frutificação de algumas plantas - e pode seguir bandos mistos de aves. Durante a frutificação do palmito (Euterpe edulis), seu alimento favorito, pode-se observar grupos de Selenidera maculirostris nas proximidades dessa palmeira. Como os demais araçaris, vários indivíduos costumam dormir juntos em um mesmo buraco de árvore. Quando o araçari canta, o som que ele emite é muito engraçado, algo como “kulik-kulik-kulik”, sempre pela madrugada ou à tarde.

Distribuição Geográfica

Da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Encontrado também no extremo N da Argentina e L do Paraguai.

Fonte: araçari-poca (Selenidera maculirostris) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário