sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Garça-azul - Egretta caerulea (Linnaeus, 1758)

 

Garça-azul

A garça-azul é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae. Conhecida também como garça-morena (Pará) ou garça-cinzenta (Recife, Pernambuco).

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (francês) aigrette = garça; e do (latim) caeruleus = azul, azul escuro, azulado. ⇒ garça azul.

Características

Chega a medir até 52 cm de comprimento. Quando adulta apresenta uma plumagem cinzento-azulada (azul-ardósia), com cabeça e pescoço violáceos, bico, tarso e dedos anegrados. Quando juvenil é branca, passando por um estágio de transição “malhado”; também apresenta as pernas esverdeadas e os olhos com íris amarelada (claros).


Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos invertebrados e peixes.


Reprodução

Vive sozinha ou em grupos espaçados de 2 ou 3. Seus ninhos são plataformas construídas de gravetos, geralmente em manguezais, localizados de 1 a 3 m acima da linha d'água. Põe de 2 a 5 ovos azuis.


Hábitos

Habita manguezais e lamaçais do litoral, os quais explora nos momentos de maré baixa, além de alagados, rios e lagos, sendo mais comum em áreas costeiras. Vista frequentemente nas praias. No Brasil E. caerulea é mais freqüente nos manguezais, ambientes que representavam os únicos locais conhecidos de reprodução dessa espécie no país.

Distribuição Geográfica

Presente em todo o litoral brasileiro, Pantanal e Bacia Amazônica. Encontrada também desde o sul dos Estados Unidos e América Central até a Colômbia, Peru, Chile e Uruguai.

Fonte: garça-azul (Egretta caerulea) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário